quarta-feira, outubro 18, 2006

 

Facilite a Ultrapassagem

Viajo muito – quase sempre de carro – e é no transito que mais observo as pessoas e o trafego. Talvez esse venha a ser um assunto até meio repetitivo nesse blog, já que é lá, atrás da direção, que mais me indigno.
Recentemente fui viajar para praia. Passando pela Rodovia Tamoios, reparei em uma placa onde se lia: “MOTORISTA, FACILITE A ULTRAPASSAGEM”. Achei engraçado, será que deveria existir uma placa dessa?
Digo isso porque facilitar a ultrapassagem deveria ser obrigação de qualquer pessoa habilitada a dirigir. Então porque temos que colocar uma placa lembrando-as desse fato?
A verdade é que atrás do volante as pessoas se transformam, o mundo se torna uma competição, estamos sempre numa corrida maluca, na qual o carro ao lado está lá para me tirar da primeira posição. Não é engraçado isso?
Lembro-me bem de um desenho do Pateta – sim, aquele do Walt Disney – que mostra isso muito bem. No início ele está de pedestre, todo educado e cordial, mas quando entra em seu carro até sua expressão facial muda, como se estivesse possuído.
No final acho que o que acontece é isso mesmo: as pessoas ficam possuídas. Possuídas pelo poder da potência de seus carros, pela aparente invulnerabilidade que ele nos dá, pela vontade de testar os limites e chegar antes de todos ao seu destino.
Isso tem um porquê? Vai saber... Talvez sejamos todos doidos mesmos, mas vale a pena pensar no que queremos, quais riscos estamos nos expondo e, pior, expondo os outros.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?