segunda-feira, outubro 09, 2006

 

Nosa Lingua Portugueza

Para quem vai escrever freqüentemente, encontra um obstáculo logo de cara: a língua portuguesa. Sim, porque agora qualquer erro meu, seja por distração ou desconhecimento, irá se tornar público.
Por esse motivo já começo propondo uma reforma na escrita. Ao longo desse texto vou retirando tudo que acho que é desnecessário ou fator complicante de nossa gramática.
Começando pela acentuação: uma das poucas coisas que deveriamos ter copiado dos americanos e a nao existencia de acentos na lingua inglesa. Sera que o acento e tao necessario? Afinal aprendemos a falar antes de escrever, portanto ja sabemos qual entonaçao deve ser dada a cada palavra. Para palavras de mesma escrita, que se diverem apenas pelo acento, uma simples percepçao do contexto da frase resolve esse problema. Portanto chega de oxitonas, paroxitonas e proparoxitonas, o mundo sem os acentos e menos poluido e menos susceptivel ao erro. Se nao percebeu ainda, ja eliminei os acentos e voce continua lendo e, melhor, entendendo.
Um outro fator complicante, e muito questionado na nossa alfabetização, sao as mais diferentes maneiras de representar o som de 's', 'z' e 'x'. Parei com isso: que agora em diante 's' tem som de 's', 'z' tem som de 'z' e 'x' tem som de 'x'. E o fim dos 'ss', 'ç', 'sc', 'xc', 's' com som de 'z', 'ch'. Ah! E ja que eliminei o 'ch' aproveito para eliminar tambem o 'lh' que nao vejo muito utilidade, pode ser muito bem entendido com um simples 'li'. De agora em diante 'c' tem som de 'c' - ca, ce [que], ci [qui], co, cu -, eliminando a letra 'q' do alfabeto, 'j' tem som de 'j' e 'g' de 'g' -ga, ge [gue], gi [gui], go, gu. Sem mais confuzoes!
O fato e ce, nao sei por cual razoes etmologicas, o portuges foi ficando cada vez mais complicado. Ja nao basta as nosas conjugasoes verbais serem tao difiseis e irregulares?
Estou persebendo uma coiza agora: para nao esistirem os asentos terei ce transformar algumas palavras. Na verdade iso ja acontese na internet, agora o e[é], pasa a ser "eh", fica mais fasil do leitor entender. Conforme for persebendo a nesesidade, eu vou transformando esas palavras.
Bom, meus devaneios param por aci. Nao sei se vou continuar a escrever dese jeito - admito, eh dificil - vou descobrir iso de agora em diante. A ideia do dese blog eh espor os mais variados asuntos, criticas aos acontesimentos diarios e observasoes do comportamento humano (minhas, claro). Espero que gostem e acompanhem.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?